
Ensino a distância: desmitifique seus aspectos com este guia essencial
Junho 12, 2017
Cursos online x cursos presenciais: o certificado tem o mesmo valor?
Outubro 1, 2017A educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Essa disseminação deve-se principalmente ao crescimento das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet. Cada vez mais tem crescido o número de escolas que usam os vídeos para Educar. A Méthodos tem soluções para sua empresa ou escola na área de produção de vídeo aulas. Veja agora algumas dicas de como usar vídeo aulas em EaD.
1. Faça vídeos curtos e diretos ao ponto: Os seus vídeos devem ser curtos e direcionados para que o seu usuário não pare de assistir antes de final. Mantenha-o envolvido a todo momento!
2. Utilize vídeos para dar ênfase: Sempre pergunte a si mesmo qual a melhor maneira de ilustrar a aprendizagem através do vídeo. Ele deve ser mais memorável do que o texto, além de enfatizar e reforçar os pontos-chave da assunto abordado.
3. Faça vídeos interativos: Se você considera utilizar vídeos maiores, torne-os mais interativos. Como exemplo, tente dar uma pausa para fazer perguntas ao usuário. Dessa forma, você conseguirá mantê-lo envolvido e concentrará sua atenção nos pontos de aprendizagem que pretende enfatizar.
4. Disponibilize um sumário do conteúdo do vídeo: Se você não fizer o vídeo interativo, certifique-se de disponibilizar um breve resumo dos principais pontos abordados. Isso ajuda a evitar que os pontos-chave da aprendizagem sejam perdidos pelo usuário.
5. Utilize vídeos para demonstrar como fazer ou como não fazer alguma coisa: Um vídeo pode ser uma ótima maneira de ilustrar como não fazer algo, auxiliando os usuários a detectarem seus erros. Você pode, ainda, mostrar-lhes a maneira correta de completar uma determinada tarefa.
6. Seja criativo: Pense em como programas de televisão são filmados e considere se você pode copiar esse estilo. Por exemplo, tente utilizar diferentes ângulos de câmera para quebrar longos discursos, ou reforce pontos-chave mostrando textos na tela.
7. Inclua uma transcrição: Fornecer a transcrição de um vídeo torna-o acessível a todos, como usuários com dificuldades auditivas ou sem fones de ouvido. Isso permitirá também que os usuários revisem determinada parte do conteúdo sem a necessidade de assistir o vídeo completo novamente.
8. Seja tecnicamente inteligente: Pense nos diferentes formatos possíveis para disponibilizar os seus vídeos. Dessa forma, eles poderão ser assistidos independentemente da conexão e do aparelho utilizado pelo usuário.
Espero que essas dicas sejam úteis!